quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Pasta de Tomate Assada










20 tomates
Azeite (Um copo americano)
Mel (Meio copo americano)
Hortelã (bastante)
Manjericão (calculem umas 30 folhas)
2 Cebolas
Cebolinha ( um chumaço médio)
Alho (7 dentes)
Sal ou Tempero

Bom pessoal, é o seguinte, essa receita não é das mais simples não, mas também não tem segredo. Só demora um pouco mais. Já fiz essa receita umas três vezes e o resultado sempre foi muito bom, pois a pasta de tomate pode ser servida tanto com carnes como pode ser oferecido em um jantar vegetariano e, modéstia a parte, várias pessoas já me pediram essa receita.
Vamos lá.
Os tomates usados podem ser de qualquer tipo, menos o cereja, dê preferência aos mais maduros. O primeiro passo é cortar e separar os tomates com casca em quatro partes e colocar na assadeira. Feito isso colocar uma pitada de sal por cima dos tomates (não precisa ser muito, esse sal é só para tirar um pouco do soro do tomate). Deixe assar por cerca de 20 minutos, após isso vai sair uma água dos tomates. Escorra essa água e ai sim vamos começar a temperar nossa pasta. O primeiro passo é colocar a cebola em cubos, o alho (cortar o alho em pedaços médios, para não sumirem quando assar), o azeite e o tempero. Volte os tomates para o forno e deixe em fogo alto por cerca de 50 minutos. Enquanto os tomates vão assando, pique a cebolinha, a hortelã e o manjericão. Assim que os tomates estiverem bem avermelhados tirar da assadeira, colocar o mel, as ervas e experimentar. A pasta não é agridoce, mas tem que ter um gostinho do mel.
Boa sorte e aproveite bem. É a melhor pasta de tomates que eu já comi.
Abraços.!!!


Dica: Eu recomendo colocar muita hortelã na receita, dá um gostinho que ganha qualquer paladar. Se for servir com carne recomendo carnes mais fortes como picanha, costela, lombo, carneiro, etc. Com torradas ou pão é muito bom também.




E aproveitando a postagem achei um post no blog http://www.nossacozinha.com/blog/ que é muito bom, que explica algumas variedades de tomates muito interessantes, vale à pena conferir. Abraços!

Nenhum comentário: