segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Ratatouille

“Perfeito!” Essa é a única expressão que lembro quando escuto o nome da receita, “Ratatouille” cujo autor titulou o filme do ratinho. Realmente é uma receita que faz todos ou quase todos os nossos sentidos trabalharem, é uma receita simples, mas ao mesmo tempo muito sofisticada. Acho que esse é o conceito que faz a receita fundir com o filme e fica mais claro quando um dos personagens sita a frase "anyone can cook "(qualquer um pode cozinhar).





Como toda boa receita, o segredo está na escolha dos ingredientes


1 abobrinha cortada em rodelas finas
1 berinjela cortada em rodelas finas
2 tomates cortados em rodelas finas
Sal
2 Pimentão vermelho
2 Pimentão amarelo
Azeite de oliva para regar

Para o molho
5 tomates sem pele e sem sementes
1 dente de alho picado (opcional)
1/2 cebola picada (opcional)
½ xícara de azeite de oliva
Alecrim
Manjericão
Sal

Montar:
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho.Acrescente os tomates e deixe refogar por 5 minutos. Acrescente o sal, e as ervas aromáticas picadas. Leve tudo ao processador até formar um creme. Retorne o molho à panela e deixe apurar por mais 15min, para ficar mais cremoso. E reserve o molho em uma vasilha ou na panela com tampa.

Montar:
Coloque em um refratário uma camada fina do molho de tomate. Monte, alternadamente, rodelas de tomate, berinjela e abobrinha. Tempere com sal e pimenta. Regue com azeite. Cubra com papel manteiga ou laminado do tamanho do refratário, formando uma tampa. Leve ao forno a 200°C por aproximadamente 40 minutos ou até os legumes ficarem macios. Tome cuidado para não derreterem. É melhor que fiquem ao dente, que derretidos. Tire o papel manteiga ou laminado e monte os pratos, antes de servir para cada montinho coloque duas colheres do molho, para decorar coloque um ramo de cebolinha sobre o montinho e Bon appétit!


Nenhum comentário: