sábado, 1 de maio de 2010

Margarina X Manteiga

Olá pessoal.
Seguinte, vamos falar de coisa séria hoje e seguir essa onda de saúde.
Recebi um pedido para falar sobre a diferença entre a Margarina e a Manteiga em termos de composição e benefícios à saúde! Confesso que nunca tinha pensado nisso e quando comecei a pesquisar vi que existe uma grande briga e muita conversa fiada a respeito do assunto. Pra começar segue as diferenças básicas entre as duas:

1. Manteiga: Produto derivado do leite, obtida por meio do batimento do creme de leite (nata), rica em gorduras saturadas e colesterol.

2. Margarina: obtida por meio da hidrogenação de óleos vegetais. Durante a hidrogenação, as altas temperaturas transformam as moléculas de gordura em gorduras trans e gorduras saturadas.

Enfim, é muito comum ouvir de quem faz regime que a Margarina possui menos colesterol que a Manteiga, e vimos que é verdade, porém, a Margarina é mais rica em gordura Trans que aumenta os níveis de colesterol e triglicerídeos e provoca a diminuição do HDL (bom colesterol), por mecanismos indiretos, o que pode estar relacionado com o aumento da incidência de depressão.

Portanto, se você busca manter sua saúde em dia, e quer diminuir os níveis sanguíneos de colesterol, evite alimentos fontes de gorduras hidrogenadas, como por exemplo, as margarinas. Se tiver que fazer alguma escolha prefira a Manteiga que tem origem animal.

Mas se a sua intenção é optar por produtos realmente saudáveis experimente o requeijão light, cream cheese light e queijo tipo cottage, pois além do valor calórico reduzido, oferecem mais nutrientes como cálcio e proteínas. Além disso, têm mais baixos teores de gorduras em geral e gorduras saturadas em sua composição.

Fica a dica!



Um comentário:

Suflê de Canela disse...

Que triste constatação!! Decepcionada com a margarina!! Sempre pensei que ela fosse do bem! Beijos, lindo!